sábado, 19 de setembro de 2009


Música na Apometria


UMA NOVA PROPOSTA DE TRABALHO E PESQUISA

1) INTRODUÇÃO: ANTECEDENTES

Pode parecer estranho que, alguém não conhecedor de música nos seus aspectos técnicos
e de execução, apresente um trabalho propondo o seu uso como auxiliar às
técnicas de Apometria.Tudo tem uma razão de ser, seu tempo e hora de
acontecer. Assim foi com a proposta aqui formulada. Para melhor entendê-la,
permita-me um relato pessoal. Semana antes deste evento assomaram-se à mente
inúmeras idéias sobre a possibilidade de apresentar um trabalho associando a
música à Apometria com propósitos terapêuticos. Surgiu um diálogo mudo.
Perguntas e respostas foram formuladas e respondidas a velocidades incríveis.
Relutei, duvidei, questionei. As respostas foram imediatas, claras, objetivas.
Capitulei. Aceitei o desafio. Em verdade, a boa música faz parte da minha vida
desde a adolescência lá nos idos dos anos cinqüenta, quando o rock dissonante
atraia multidões e castigava meus ouvidos. No dia dos namorados, de 1977,
presentei minha esposa com um disco compacto intitulado "Sensual Classics", onde
extraordinárias melodias se sucedem, cada qual mais linda. Na capa uma frase
curta de Shakespeare diz poeticamente: "If music be the food of love play on"
(Se a música é o alimento do amor, toquemo-la). Ao ouvir as melodias do
mencionado disco fui, num crescendo, levado um êxtase de paz e amor. O adágio do
"Concerto para Oboé" de Albinoni, transportou-me a um estado de emoções
indescritíveis. Fui banhado de amor e paz. Doces lágrimas me lavaram a alma.
Místico que sou, orei, agradecendo a Deus e ao compositor por tanta beleza. Ao
final do êxtase, percebi que havia sido desdobrado, levado para outras esferas.
Onde e com quem estive? O tempo responderá. Penso ter visitado uma colônia ou
região do astral onde vivem os bons músicos e a música é o principal meio de
externarem suas emoções, amor e outros sentimentos nobres. O Dr. Lacerda, nosso
meste de Apometria, já havia me falado da existência de uma região, no astral,
de onde provém os grandes músicos a que ele chamou de esfera da música. Prefiro
chamá-la de mundo da música. Anteriormente já havia passado por uma situação
semelhante. Dirigi-me ao trabalho espiritual das segundas-feiras à tarde. Pelo
rádio do automóvel ouvi a composição de John Denver "Perhaps love", cantada em
dueto com Plácido Domingo. Minha alma desdobrou-se ao embalo dos versos de amor.
Senti-me numa região de rara beleza. O automóvel deslizou pelo trânsito
congestionado e, quando me apercebi, estava em frente à Casa do
Jardim.

2) O COMPONENTE MÚSICA: PEQUENA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Todos sabemos que a música exerce extraordinária influência
sobre homens, animais, plantas e talves, sobre o reino mineral. É do
conhecimento geral o uso do rufar dos tambores e toques de clarins para levantar
o moral e a capacidade de luta dos soldados nos campos de batalha. Há inúmeros
relatos sobre o uso da música para fins terapêuticos, de relaxamento ou de
estímulo para o trabalho, crecsimento das plantas e aumento de produção dos
animais, especialmente na indústria leiteira. O presente trabalho ocupa-se da
influência da música sobre o homem, especialmente, com fins terapêuticos. Há um
sem número de citações sobre o tema. Examinaremos alguns da bibliografia
moderna. Weil (1977), citando Mac Knidan, informa que no "Silva Mind Control" um
som de 10,5 ciclos por segundo pode provocar a entrada em tirmo alfa. Isso leva
a supor a existência de uma relação direta entre ondas eletroencefalográficas e
produção de sons. Outros autores usam música selecionadas com a mesma finalidade
(Mohn & Savary, 1973). Segundo Mc Clellan (1994), a música é uma poderosa
manifestação de energia, uma força que interage com o mundo físico, influencía
nossos pensamentos, emoções, corpo físico e corpo eletromagnético (astral). O
mesmo autor cita Govinda, para quem todas as coisas e todos os seres produzem
sons, pois, são agregados de átomos que dançam e, por esse movimento, produzem
sons. Cada átomo canta sua canções, constituindo formas sonoras densas ou sutis,
ora criadoras ora destruidoras.

3) FUNDAMENTAÇÃO DA AÇÃO TERAPÊUTICA DA MÚSICA

Explicar o processo pelo qual a música influencia os seres vivos e a natureza em geral,
obviamente requer estudo e pesquisa mais aprofunbdados o que deverá ser
motivação para novos trabalhos. As considerações que faremos a seguir, não
pretendem ser definitivas. Constituem um mero exercício de raciocínio sem
qualquer comprovação experimental. Nascem, basicamente, da intuição e da
analogia com os conceitos emitidos pelo Dr. Gerber (1997), em "Medicina
Vibracional", livro em que o autor aborda, com profundidade, os mecanismos da
ação terapêutica de procedimentos tão variados e aparentemente tão distintos
como a oração, o toque, passes magnéticos, a acupuntura, a radiestesia, a
homeopatia, os florais, os cristais, pedras preciosas e outros. Sabe-se que no
universo nada é estático, tudo se movimenta, tudo dança. No interior da matéria
densa, os componentes dos átomos movimentam-se, consumindo e produzindo energia.
Vivemos imersos em um oceano de ondas, energias de ordem diversas. Mais do que
isso, produzimos, transformamos, interagimos com estas ondas. Os princípios
homeopáticos e florais nas suas potenciações elevadas não contém mais qualquer
molécula da matéria mineral ou vegetal que lhes dá o nome e especificidade
terapêutica. Mas então o que é que cura? Explicam os especialistas que a mistura
água e álcool, pelas propriedades físico-químicas da água, ao ser agitada em
presença das substâncias minerais ou vegetais, capta destas as vibrações e as
deposita em sua rede energética. São estas vibrações que levadas ao organismo
enfermo, provocam sua hamonização e consequentemente cura por um princípio de
ressonância ou sintonia vibracional.

4) ONDE ENTRA A APOMETRIA?

A proposta deste trabalho é
de utilizar a música como auxiliar ou coadjuvante da Apometria, nos casos em que
esta pode ser usada. A operacionalização nos parece simples. Basta dispor de uma
sala adequada, um aparelho de som de boa qualidade e os cd ou fitas com músicas
apropriadas. Todas as recomendações necessárias ao sucesso em trabalhos de
Apometria devem ser observadas. A presença de um dirigente treinado e uma
postura ética e amorável, sao imprescindíveis. O dirigente abre o trabalho,
estabelece os campos de proteção e antes de proceder o desdobramento dos membros
do grupo, põe a tocar a seleção de músicas previamente escolhida. Estas devem
ser músicas de grandes mestres. Nada de músicas dissonantes, barulhentas ou
desarmônicas. A seguir procede-se a contagem de desdobramento, procurando, ao
embalo da sonoridade musical, levar os "espíritos" desdobrados para que no
início chamamos de "mundo da música", onde podem permanecer por um tempo maior
ou menor, sempre ouvindo a seleção musical escolhida. Acreditamos que 30 minutos
seja um tempo adequado. As experiências que realizamos nos indicam que a partir
de 12 que os "sujets" da experiência começam a perceber as vibrações
harmoniosas. Se for necessário podemos levá-lo a 33. É importante que, antes de
iniciar a contagem, seja dado um comando ordenando que o desdobramento seja
consciente e que ninguém escape do campo de trabalho.Uma vez produzido o
desdobramento, o dirigente orienta o grupo para entrar em sintonia com as
vibrações da música, deixando que elas trabalhem amorável e inteligentemente
seus corpos sutis, especialmente o emocional, mental abstrato e mental concreto.
Manifestações emotivas, controladas, são permitidas e, mesmo, desejáveis.
Lágrimas de agradecimento costumam brotar com facilidade. Havendo qualquer
interferência ou manifestação indesejável, o que cremos pouco provável, faz-se
necessário a segura e amorável intervenção do diretor do trabalho, coibindo-as
ou afastando entidades sofredoras ou mal intencionadas.

5) CONSIDERAÇÕES FINAIS

O uso da música como fator terapêutico é praticado desde a antigüidade e sua eficácia vem sendo
comprovada por pesquisas modernas.
Dado aos avanços
nos conhecimentos de física quântica e de medicina vibracional é de se prever,
para breve, a comprovação científica da ação benéfica da música sobre os seres
vivos em geral e o ambiemte em que estes estão inseridos.
A hipótese, aqui
apresentada, de similaridade de ação da música com a da homeopatia e florais,
hoje tão em uso, fundamentam-se em mero exercício de raciocínio, carecendo de um
teste científico para comprová-la ou negá-la.
O uso da música
como coadjuvante da Apometria, proposto neste trabalho, já foi comprovada pelo
autor como factível e de fácil uso por quem conheça Apometria. A comprovação dos
efeitos deverão surgir em futuro próximo.


Trabalho apresentado no V Congresso Brasileiro de Apometria. Porto Alegre.
Setembro de 1999

texto extraido do site:

Casa do Jardim



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