quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Estudando...


Texto desenvolvido em 10/11/09

Como novata no campo do espiritismo e apometria (por que não dizer da apometria espírita?), observei que em todas as minhas visualizações - quando desacoplada - o que consigo vislumbrar são mundos cinzentos. Raríssimas são as vezes que enxergo cores. Apenas luminosidades.
Observei também, que em meu grupo, a cromoterapia mental não é muito difundida, apenas sendo citados a Luz Cristica, ou um índigo e carmim e, em alguns casos o violeta.
Em várias oportunidades, senti o impulso de aplicar cores no "paciente", mas pelo pouco uso da ferramenta em nosso grupo, acabei direcionando meus estudos a outros quesitos, diante de minha ansiedade em auxiliar e ser mais útil ao time.
Ontem, porém, saí bastante insatisfeita comigo, diante da minha insegurança cromoterápica, como apômetra. Hoje acordei de um sono profundo e pesado, com ganas de aprender sobre as cores, na certeza de sua utilidade e necessidade.
Se tudo que olhamos ao redor é manifestação da energia condensada, vibrando e emanando cores diversas em múltiplas tonalidades, estas mesmas estão em nossos corpos físico e espiritual. Assim como toda força magnética que atua na vida, as cores nos ajudarão “nos ajustes da mente, através do reequilíbrio do espírito, para chegar à cura do corpo’. (Rene Nunes / Cromoterapia – Cura através das Cores).

Ao reler a obra de Rene Nunes, destaquei algumas informações que julguei de interesse público, que podem nos abrir a mente em relação ao uso das cores em nossos trabalhos de socorro apométrico.

De acordo com Áureo, instrutor espiritual do ensaio UNIVERSO E VIDA, “a energia mental, através do processo de energização da idéia, termina por corporificá-la, resultando as chamadas FORMAS PENSAMENTO”. Este tema se tornou objeto de estudo de Anne Besant e C.W. Leadbeater.

Partindo daí, Rene Nunes enumerou alguns conceitos em que é demonstrada e definida a importância da terapia com cor.

São estes, os conceitos:

  • “todo pensamento origina uma série de vibrações coloridas”
  • “as vibrações da mente se organizam em cores e formam figuras de acordo com a natureza da vibração”.
  • “A vibração radiante transmite ao meio ambiente sua coloração típica”.
  • “O caráter do pensamento determina sua cor; daí a enorme responsabilidade que temos em relação a nós mesmos e aos que partilham nossos ambientes, recebendo conosco a carga colorida enviada por nossa mente”.
  • “Aprender a pensar com elevação e pureza, libertando-se e aos outros das usuais formas negativas (mesmo as menos graves deixam rastro dever e uma) é um dever e uma ciência que exige cautela, vigilância e determinação constantes.”
  • Reuniões com pessoas afins, aspirando idênticos ideais, são extraordinariamente proveitosas, pois formam uma egrégora de belíssimas cores que flutuarão sobre um amplo espaço, irradiando harmonia, beleza e paz.

Ainda de acordo com Besant e Leadbeater, “cada um matiza o seu próprio Universo com as cores predominantes em seu caráter ou em suas habituais reações emocionais. É a sua própria tinta pessoal que afetará numa gama cada vez mais luminosa ou opaca, de acordo com a qualidade dos seus pensamentos mais freqüentes.”

Posto isto, a minha responsabilidade e vontade em relação à cromoterapia, que a mim foi apresentada cerca de 13 anos atrás, que passo a me dedicar co maior afinco e seriedade, a esta nova roupagem do tratamento cores, que é a cromoterapia mental.




Nenhum comentário: